O Liso e o Ético – por Celso Martins Jr.

Já há algum tempo que o mercado cosmético brasileiro tem sofrido intensas agressões por produtos e agentes químicos proibidos. O desejo inconsciente de muitas mulheres pelos cabelos lisos provoca uma onda de erros e porque não dizer delitos que desabrocham os terríveis sentimentos de injustiça, impunidade em nosso meio cosmético. Não era pra ser assim, afinal de contas, trabalhamos no mercado da beleza, mas se recorrermos à história do Brasil, à história do cinema e até mesmo aos aspectos religiosos, podemos sim, estabelecer uma série de conexões entre os tópicos que envolvem esta grande tragédia que assola o nosso meio de trabalho.

Enquanto isso, a fama negativa, bandida e aproveitadora de nosso país se arrasta pelas fronteiras norte-americanas, pela Europa e como se já não bastasse, pela Ásia. Por lá as revistas chamam isso, com um forte ar de desconfiança, de “Escova Brasileira de Queratina” ou se você preferir de “Brazilian Blow Out” e, enquanto isso, muitas cargas e containers enormes de bons produtos brasileiros para relaxamento e alisamento, de empresas sérias e comprometidas se acumulam nos portos do mundo inteiro, condenados pela desconfiança causada pelo descaso, despreparo e por que não dizer pela mediocridade destas “quase empresas”.

Mecanismos alisantes proibidos como o formol ou o ácido fórmico, o glutaraldeído, o ácido glioxílico e até mesmo a oxoacetamide de carbocisteína, desencadeiam situações de absurdo descontrole e imprevisibilidade ao cabelo e estimulam a degradação dos fios a médio prazo por meio da acidificação da fibra capilar. Na maioria das vezes, as más conseqüências se anunciam pela 3ª ou 4ª aplicação, quando a formação de pontes metilênicas (no caso do formol) e de pontes etilênicas (no caso do ácido glioxílico) estimulam a formação de ácido cistêico promovendo um sério desequilíbrio físico-químico à fibra diminuindo muito a resistência mecânica do cabelo a outros processos químicos como colorações e superclareamentos.

Declaro aqui o meu mais profundo respeito e muita admiração por todas as empresas nacionais e multinacionais, que lutaram, venceram e cresceram de forma digna e honrosa, sem tentar burlar ou enganar pessoas fazendo uso destes falsos e proibidos mecanismos alisantes. Parabéns a todos aqueles que jamais abriram mão da ética e de seus valores fundamentais.

E você consumidor, preste muita atenção aos produtos que vão aos seus cabelos!

Meus sinceros cumprimentos.

Celso Martins JuniorTécnico Químico e Especialista em Marketing Estratégico pela ESPM – SP, pós-graduado em Gestão Empresarial e em Cosmetologia com extensão em Perfumaria Fina e Tricologia Avançada no TRI – Princeton University. MBA em Cosmetologia com Extensão em Cosméticos Orgânicos e Sustentabilidade pela Escola Balear da Universidade de Palma de Mallorca – Espanha. Gestor de engenharia cosmética para o mercado nacional e europeu da Grandha Professional Hair Care do Grupo Martbel. Consultor técnico para a Wella Professional do Grupo Procter & Gamble Professor do Curso de Visagismo e Terapia Capilar da Universidade Anhembi Morumbi do Grupo Laureate International Universities, para as disciplinas de cosmetologia, químicas capilares, colorimetria e bases alisantes. Diretor Técnico da ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia. Revisor técnico do livro ‘Tricologia e Ciência Cosmética Capilar de John Halal’. Amante confesso do bom cosmético.

13 respostas em “O Liso e o Ético – por Celso Martins Jr.

  1. oi, gostaria de saber o que posso estar passando na filha, ela tem 11 anos, já menstruou a 6 meses, costumo fazer o relaxamento com amônia hairlife cacho natural. porém já não está fazendo nenhum resultado, a ultima vez em 09/11 e o cabelo já está totalmente crespo precisa ser molhado e com bastante sem enxague(a base de silicone e bepantol) e um cabelo fino, muita quantidade e so fica preso me ajude. pois hidrato de 15 em 15 dias com massa repositora novex bj glacy

    • Olá Glacy,

      A Nanocristalização Grandha é o tratamento ideal para sua filha (acesse o link a seguir e confira a aplicação em uma criança http://www.youtube.com/watch?v=Vcbovq-m0hg). A Nanocristalização não é uma escova progressiva, mas sim um tratamento com nanopartículas de sericina. A idéia é tratar dos cabelos de dentro para fora. Um dos efeitos obtidos é a redução gradual de volume e hidratação de dentro para fora dos fios. Para saber onde encontrar esse tratamento num salão próximo de você, entre em contato com nosso SAC através do e-mail sac@grandha.com.br

  2. oi gostaria de saber qual produto posso usar para alisar meus cabelos.
    tenho problemas respiratorios, e gostaria te ter cabelos lisos pois eles sao lisos na raiz e ondulados so nas pontas, uso muita chapinha uma vez na semana mais ou menos, e gostaria de saber se tem um produto q nao me prejudique.
    obg monique

  3. Gostaria de saber se o produto “PLÁSTICA DE ARGILA” – DA CADIVEU,a base de ÁCIDO
    HIALURÔNICO, ARGILA BRANCA , SILÍCIO ORGÂNICO E ACETIL ACID, faz mal para os cabelos e se tem o poder de alisamento dos cabelos MAIS OU MENOS LISOS NA RAIZ E ONDULADOS NAS PONTAS. Ficarei muito grata com a resposta. Jane

    • Olá Jane, verifique no rótulo se há também a presença de ácidos lático, oxálico ou glioxílico. Se este for o caso, indico uma Nanocristalização Grandha urgente para reestruturar os fios e dar um aspecto liso já de cara e sem química, à base de nanopartículas de sericina.

  4. Oi.Sou Dayane, vou fazer 14 anos em maio e tenho um cabelo muito poroso,seco e com muito frizz(Afro e crespo).Eu já menstruo a quase 1 ano,coloco um relaxamento chamado Essenza,mas parece que ele deixa o meu cabelo ainda mais seco e não tira totalmente o volume que meu cabelo tem.Queria saber qual tratamento devo colocar.

    • Olá Dayane, o relaxamento em questão usa base ácida como ativo. Isso significa que seu cabelo está com o pH muito baixo no momento (algo em torno de 1 ou 2). Se você aplicar qualquer outro alisamento neste momento pode haver quebra dos fios pela diferença de pH. Eu recomendaria uma, duas ou até três sessões de Nanocristalização Grandha antes de aplicar qualquer alisamento. Depois desse período que os cabelos estiverem tratados e recuperados, aí já pode se falar em alisamento (de acordo com a sua descrição o mais indicado seria Hidróxido de Guanidina). De qualquer maneira, LEMBRE-SE DE SEMPRE EXIGIR O TESTE DE MECHA antes de procedimentos alisantes, ok?

  5. Boa tarde! Fiz progressiva com formol por 7 anos( a cada 6 meses), e agora experimentei o acido glioxilico… meu cabelo é fino e gosto da raiz lisa com as pontas onduladas. Qual produto posso usar sem medo para obter o mesmo resultado???? PS. noto uma forte queda nos ultimos meses!

    • Olá Priscila,

      Segue abaixo resposta do Diretor Técnico da Grandha e da Assoc. Brasileira de Cosmetologia, Prof. Celso Martins Junior:

      “Você poderá substituir pelo alisamento convencional com base de tioglicolato de amônio – em força média ou suave –, já que seu cabelo está fortemente sensibilizado.
      Procure a ajuda de um bom cabeleireiro e não reaplique em hipótese alguma, produtos com ácido glioxílico, carbocisteína, formol ou glutaraldeído.
      Será necessário investir em tratamentos capilares profissionais de grande impacto e numa linha de manutenção adequada para o seu tipo de cabelo.
      O trabalho de recuperação da fibra capilar, neste caso, é estimado em 2 ou 3 meses.”

      Para saber mais sobre o tioglicolato de amônia e seu perfil de aplicação e funcionalidade, CLIQUE AQUI.

      Você pode tirar todas as dúvidas e descobrir onde pode encontrar o salão mais próximo de você que trabalha com a linha de Tioglicolato de Amônio consultando nossa Central de Atendimento ao Distribuidor, através do e-mail cad@grandha.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s