Por que a Grandha usa Petrolato?

Durante a semana passada, recebemos um comentário da Daniela Arregue no outro post sobre Petrolato, no qual disponibilizei nossos laudos para uso dessa matéria-prima. As perguntas feitas por ela foram de grande valia. São questões que nos ajudam a entender quais são, exatamente, as dúvidas gerais sobre o uso do petrolato em cosméticos. Eis abaixo o que foi argumentado:


DANIELA ARREGUE

“Olá, o laudo não me convenceu não. Lá, o que li só se refere aos perigos do uso dos Hidrocarbonetos. Para mim, que não sou química, esse documento só me deixou mais receosa em usar produtos q contenham petrolatos. Gostaria que fosse mais bem explicado o seguinte:
QUAL A FINALIDADE DO PETROLATO NOS PRODUTOS DE BELEZA?
QUAL A QUANTIDADE SEGURA DE PETROLATO PODE SER ADICIONADA AOS PRODUTOS DE BELEZA, QUE NÃO PONHA EM RISCO A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE?

Essas informações são mais esclarecedoras do que este laudo que só comprova o que a LENDA diz… Desculpe, mas ao meu ver, isso não pode ser considerada uma lenda, pois dessa forma poderíamos considerar o mal do formol também uma lenda, uma vez que muitos produtos se utilizam do formol como conservante, em baixa quantidade, assim não causando dano à saúde (dizem).

Estou usando a linha Grandha Vector Force e estou gostando, porém também sou usuária da linha Deva e sinto-me preocupada com essa informação, uma vez que desde que aboli produtos com petrolatos meus cabelos passaram a responder muito melhor. Uso Grandha a apenas 2 semanas, e por enquanto estou satisfeita, mas a longo prazo não sei como os fios vão se comportar.

Obrigada pela atenção e dou parabéns a toda equipe pelo trabalho e consideração com todos!”


RESPOSTA GRANDHA

“Olá Daniela,

O petrolato é um hidrocarboneto que é usado especialmente para contribuir com a viscosidade e potencial lubrificante do produto, diminuindo a tensão superficial entre o mesmo e o cabelo.

O laudo que disponibilizei anteriormente, atesta a qualidade da matéria-prima, que na realidade, é o diferencial dentre os produtos que a utilizam.

Nossos produtos sequer poderiam apresentar alguma irregularidade, porque exportamos para Portugal e Itália. Os órgãos de inspeção sanitária de lá são muito mais rigorosos e sérios, ao contrário dos nossos. Os produtos Grandha são orgulhosamente condizentes com as leis que prezam pela saúde dos consumidores e do meio-ambiente.

Em resposta à outra questão, petrolato é uma matéria-prima de uso bastante comum e não possui limite de uso, porém é geralmente utilizado em concentrações que variam de 1 a 3%.

Em relação à lenda, o argumento é um pouco equivocado. A comparação entre o formol e petrolato é totalmente inválida.

1) Por comprovação científica, baseada em testes e experimentos internacionalmente reconhecidos pela comunidade estudiosa do assunto, o formol foi apontado como produto altamente cancerígeno, além de causar uma série de irritações profundas nas mucosas e agravar casos de bronquite e afins.

2) A lenda – sim, lenda – de que petrolato causa câncer surgiu a partir de uma biopsia de um tumor de uma mulher com câncer de mama, no qual foi encontrada uma pequena quantidade de petrolato. Isso não prova absolutamente nada. Esse caso aconteceu há 6 anos e, desde então, ninguém conseguiu apresentar quaisquer evidências de que o petrolato é cancerígeno.

Mais de 70% de qualquer tumor é composto de água. Isso significa que tomar água causa câncer? Não existe evidência científica para provar que sim.

Fico feliz que esteja gostando do nosso kit. A longo prazo, pode ser que por um motivo ou outro você prefira usar outros produtos. Você tem suas razões, como qualquer consumidora. Isso é perfeitamente natural. Mas tenha certeza de que nossos produtos não fazem mal aos cabelos, ou à saúde, ou ao meio-ambiente, ou ao que quer que seja.

Espero ter esclarecido suas dúvidas, Daniela. Obrigado por levantar esse ponto.

Diego M. Martins”

Esperamos que, com essa conversa acima, possamos também sanar dúvidas de outros leitores, distribuidores e consumidores de nossos produtos. Não deixem de comentar. A opinião de todos você importa muito!


4 respostas em “Por que a Grandha usa Petrolato?

  1. eu não sei se dá pra associar meu problema com os produtos Grandha mas depois que usei a linha force meu cabelo ficou muito pior, uma verdadeira palha, a impressão é que ficou completamente quebrado, tenho pouco cabelo mas sempre muito bem cuidado, tomo produtos manipulados pelo médico dermatologista e uso sempre produtos especiais e caros pra cuidar do pouco que me restou depois de anos usando formol, mas meu cabelo há mais de 6 anos só é usado tonalizantes porque meu cabelo já está branco. Teria alguma associação com algum item do produto de voces o fato de meu cabelo ter ficado horrivel depois de ter usado os produtos da linha force?

    • Olá Márcia,

      Antes de qualquer coisa, o kit Vector Force precisa ser aplicado acordando com um procedimento que tem de ser seguido à risca (você pode conferir a aplicação no youtube). Compreendo que você tem tomado muitos cuidados com seus cabelos ultimamente, porém posso assegurar que mesmo os produtos especiais e caros encontram muita dificuldade pra reverter o quadro de um cabelo exposto ao formol por anos. Três ou quatro aplicações de formol já são suficientes pra criar um quadro crítico aos cabelos. “Anos usando formol”, então, nem se fala. Então, em resposta à sua pergunta, acho difícil acreditar que seu cabelo “tenha ficado horrível”, como você descreve, em decorrência do uso dos produtos Grandha.

  2. Olá, também estou usando o kit Vector Force e estou gostando.

    Porém tenho lido muitas coisas na internet sobre petrolato o que mais se ouve dizer é o petrolato é um vilão para os cabelos e ele encapa o fio, impedindo a real hidratação dos cabelos.

    Não tenho conhecimento químico, estou em duvida com tantas informações.

    Gostaria de saber o que o petrolato faz realmente em nossos fios.

    Aguardo retorno.

    Obrigada!

    • Olá Virgínia,

      Tento tomar muito cuidado pra dizer essas coisas, mas muita gente por aí diz o que não sabe – e faz isso com toda a certeza do mundo! Isso não é lá muito prudente, visto que trata-se de um assunto dos mais sérios. O petrolato não encapa o fio, porque é totalmente removido no enxágue. Como especifiquei no artigo, o petrolato é usado apenas com a finalidade de propiciar e manter estável o aspecto viscoso de alguns produtos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s